VR Advogados | Sócios do VR Advogados são entrevistados na Gazeta do Povo!
16338
post-template-default,single,single-post,postid-16338,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,transparent_content,qode-theme-ver-12.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

Sócios do VR Advogados são entrevistados na Gazeta do Povo!

No último dia 17 de outubro, os sócios do VR Advogados, Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina, foram entrevistados pelo filósofo e professor Francisco Razzo.

A entrevista foi concedida para sua coluna na Gazeta do Povo. O professor Razzo abordou temas como o Direito Religioso e a Laicidade Estatal. Confira pequeno trecho da entrevista:

  • “É lugar comum em uma cultura como a nossa, resultante do processo de secularização iluminista, alegar que a religião é uma experiência pessoal, de foro íntimo, que não deve se misturar com a política e com o direito. Um livro sobre Direito Religioso não iria na contramão dessa mentalidade? Como sustentar, então, um “Direito Religioso”?
  • É verdade que o século 20 relegou o fenômeno religioso para a esfera privada das pessoas. Talvez tenha sido a conta alta das escolas de pensamento crítico que, no século 19, invadiram seminários protestantes e católicos pelo mundo, desconstruindo as bases até então irrefutáveis da teologia bíblica. Ocorre que esta situação mudou drasticamente a partir do famigerado 11 de setembro de 2001. O ataque às torres gêmeas do WTC, em Nova York, motivado por sentimentos religiosos, devolveu o assunto para a esfera pública como uma bomba. O Brasil, porém, como uma ilha, manteve seu povo na “ignorância” das letras e, talvez, minimizou a força do elemento religioso como formador da nossa civilização. Com o gatilho do assunto “religião” puxado para devolver a pauta à arena pública, ele veio com tudo por aqui.”

 

O restante da entrevista você pode ler  em: https://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/francisco-razzo/direito-religioso/
Copyright © 2018, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

 

Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina são autores da obra: Direito Religioso: questões práticas e teóricas. Editora Concórdia, 2018, 520p. Disponível no site da editora e na Amazon.