VR Advogados | Segunda Jornada Virtual de Estudos em Direito e Religião
17025
post-template-default,single,single-post,postid-17025,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,transparent_content,qode-theme-ver-12.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

Segunda Jornada Virtual de Estudos em Direito e Religião

Nossos sócio titulares, Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina, são, respectivamente, Presidente e 2º Vice-Presidente de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito e Religião. Dentre muitos eventos e articulações, a mais recente contribuição do IBDR para a sociedade acadêmica foi a Segunda jornada virtual de Estudos em Direito e Religião, com o tema: Cristãos e Poder: Equilíbrio Possível?

O evento selecionou grandes mentes do âmbito jurídico, político, filosófico e teológico para falar sobre os temas, dentre os quais:

OS CRISTÃOS EM CONFLITO COM O PODER – Com o Dr. Marcus Boeira, PhD e o Rev. Dr. Davi Charles Gomes: falou-se sobre os temas ensinados em Romanos 13, uma visão confessional do Estado na luta contra a idolatria e a resposta de diferentes tradições teológicas sobre o messianismo político.

A segunda palestra (18/08 – 20h) apresentou o tema: Cristãos no Poder: Esfera Federal – com a ilustre presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Dr. André Mendonça. O evento contou com as ministrações do Dep. Marcel Van Hattem, Dep. Marcos Feliciano e o Dep. Roberto de Lucena – figuras proeminentes na defesa da liberdade religiosa, liberdade econômica e inúmeras outras pautas. Além dos debatedores: Pr. Franklin Ferreira, Dr. Tércio Tokano e Pr. Davi Lago. Apresentação de Thiago Vieira e Jean Regina, com mediação do Rev. Davi Charles Gomes.

A terceira palestra (19/08 – 20h) apresentou a proposição: Os Cristãos no Poder – Esfera Estadual – com importantes figuras políticas:

➡️Ver. Ramiro Rosário
➡️Dep. Rosane Felix
➡️Dep. Tiago Santos
➡️Dep. Damaris Moura

Além dos debatedores: Zenóbio Fonseca, Euder Faber e Renato Vargens. Apresentação de Thiago Vieira e Jean Regina, com mediação do Rev Davi Charles Gomes.

A quarta palestra (20/08 – 20h) foi o tema mais esperado de todos: Os Cristãos e o abuso do poder religioso. O objetivo traçado foi dialogar e fornecer instruções sobre o assunto! Para isso, figuras com experiência nos debates e argumento de autoridade conduziram a noite:

✅ Rev. Davi Lago – Mestre em Teoria do Direito e autor de livros;
✅ Dr. Valmir Nascimento – Analista Judiciário do TRE/MT e autor de livros;
✅ Dr. Jean Regina – Segundo Vice-presidente de relações internacionais do IBDR, autor de livros e sócio titular do Vieira e Regina Sociedade de Advogados.

A Conferência Magna do evento: OS BASTIDORES DA CONSTITUINTE DE 1988 – (21/08 – 19h) aconteceu com a ministração de dois dos maiores juristas cristãos do Brasil:

🏆 Dr. Ives Gandra da Silva Martins (IBDR/ CEU – Law School / FECOMERCIO – SP) – Presidente de honra do IBDR;
🏆 Dra. Maria Garcia (IBDR/ PUC – SP/ IPESP) – Presidente de honra do comitê científico do IBDR.

A palestra de encerramento (21/08 – 21h) prosseguiu com o objetivo de trazer diferentes figuras do cenário político brasileiro, para falar sobre os desafios na defesa de liberdades fundamentais em suas áreas de competência:

✅ Dep. Dra. Silvana;
✅ Dep. Dr. Jaziel;
✅ Dep. Enrico Misasi;
✅ Ver. Priscila Costa.