VR Advogados | VR no L’ABRI SUL!
16293
post-template-default,single,single-post,postid-16293,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,transparent_content,qode-theme-ver-12.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

VR no L’ABRI SUL!

Os drs. Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina estiveram no Amigos de L’ABRI Sul em Novo Hamburgo, para tratar do tema “A Laicidade, Política e Religião no Contexto Brasileiro”, no último dia 31 de agosto.

Afinal, pode-se discutir religião politicamente, ou política religiosamente? Quais os limites? A errada compreensão do que seja o tão famoso “estado laico”, falado irresponsavelmente por tantos atores importantes de nossa sociedade, por vezes nos levam a caminhos obscuros. A ideia foi de propor uma via de entendimento das raízes históricas e jurídicas deste conceito tão caro para o cristianismo, para melhor posicionamento no debate político nacional neste ano de eleições gerais.

O Dr. Vieira trouxe os conceitos dos três principais modelos de organização estatal perante à religião e a evolução histórica da teocracia até a laicidade. Demonstrou, também, a opção constitucional brasileira. Já, o Dr. Regina, passou pelo conceito de vocação do cristão em Lutero, demonstrando o comportamento ético esperado do cristão perante a política e seus limites na laicidade brasileira.